top of page

Boneca de pano "top model"


Meu primeiro post vai ser sobre a minha bonequinha de pano. Ja faz muito tempo que eu namoro com as bonecas BJDs (Ball-jointed dolls pra quem não sabe). As BJDs são bonecas articuladas sofisticadissimas que servem frequentemente de modelo para criadores atraves do mundo. Infelizmente elas custam muito caro, então resolvi fazer uma de pano mesmo pra usar como modelo pras criações. A minha eu fiz um pouco parecida comigo, mas vocês podem fazer elas de toda cor de pele e cabelo. Mas vamos ao que interessa, como fazer uma igual (ou parecida) pra você.

Você vai precisar de:

- um tecido firme mas fino

- lã para fazer o cabelo

- tesoura

- cola para tecidos

- linha

- O molde da boneca

- Caneta de marcar tecido

- marcador fino

- enchimento

O primeiro passo é imprimir o molde. Eu tentei achar o site de onde eu baixei esse molde mas nao encontrei. De qualquer forma o molde​​ original necessitou algumas modificações, ja que os braços da boneca ficaram curtos demais, então vou compartilhar com vocês o molde ja com os braços maiores. (Vide final do post)

A segunda coisa à fazer é recortar o molde e colocar no tecido, coloque alfinetes pra segurar o molde enquanto você corta o tecido cor da pele (branca, morena, negra). Escolha o tecido de acordo com a cor da pele da sua boneca. Marque o contorno do molde com a caneta de tecidos, essa caneta se apaga com o tempo então é bem pratico. Lembre-se de cortar o tecido deixando uma margem de pelo menos um centimetro. No começo o molde vai parecer grande demais, mas depois que costurar você vai ver que essa margem era necessaria. Vire o tecido do avesso e costure à maquina ou à mão da maneira mais reta possivel seguindo a forma das partes. deixe uma parte aberta para colocar o enchimento.

Desvire o tecido (os bracinhos vão da um trabalhinho por serem fininhos e pode ser necessario usar um lapis ou outra coisa pra ajudar a desvirar) e ponha o enchimento. O mais comum é usar fibra de poliéster. depois que cada membro ja estiver com enchimento pode fechar a costura e dar os ultimos pontos por fora mesmo. O pescoço dela é meio grosso, mas se vc quiser fazer um pescoço mais fino vai precisar usar um molde onde a cabeça e o corpo estão em dois moldes diferentes.

Chegou finalmente a hora de fazer o cabelo, eu usei uma técnica usada pra fazer as bonecas waldorf. O primeiro passo é escolher o tamanho do cabelo e cortar o tamanho em dobro. Por exemplo se você decide que quer cabelos de 15 cm, vai precisar cortar a lã num tamanho de 30 cm cada mecha de cabelo. Para a escolha da cor eu usei uma que tem uns brilhos dentro. Quando vc tiver varias mechas vai por as mechas na maquina e costurar bem no meio. Fazendo assim como uma partição de cabelo. A partição tem que estar no meio, se como eu você quiser que a boneca tenha o cabelo de lado vc precisa fazer o mesmo com uma mecha menor e costurar fora do centro. Recomenda-se usar um papel bem fininho pra costurar por cima e retirar o papel depois. Como eu não

tinha nada melhor, usei papel higiênico mesmo. A vantagem é que ele é facil de rasgar depois e retirar, mesmo tendo passado varias costuras. O restinho de papel que fica dentro da costura não é um problema.

Vem a hora de fixar os cabelos na boneca. Os alfinetes permitem ver o local exato. Para fixar o cabelo, é so costurar o centro e depois pontos na altura da nuca, para o cabelo ficar fixo. Depois é so fixar a/as mechas extras, dependendo de quão cabeluda você quiser que ela seja, haha.

Aprendam com os meus erros e não costurem o corpo antes de fazer o cabelo! Uma vez que o cabelo estiver fixado na cabeça. Vocês podem finalmente costurar o corpo, colocar o enchimento como nos membros e depois é so costurar os membros ao corpo, quanto mais reforçada a costura mais seguro, ja que isso vai ser meio que a articulação da boneca. Pra terminar é so colar os olhos com a cola de tecidos. e desenhar boca, sobrancelhas e nariz com o marcador.

Prontinho, a sua boneca esta prontinha pra ser vestida. Essa boneca é legal porque ela tem uns 45 cm, uma certa elegância e ainda é toda molinha. Ela até "mexe" braços e pernas. Depois eu posto umas roupinhas. Infelizmente, quando eu tirei as fotos, não imaginava fazer um DIY um dia, por isso não tem todas as etapas em foto. Então se tiver faltando alguma etapa ou se vocês tiverem alguma duvida, pode perguntar que eu explico com o maior prazer. E me mostrem se fizerem alguma bonequinha pra vocês!

PS: Meu teclado não me permite acentuar certas letras. Eu bem que tentei... snif snif

OS MOLDES

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page