top of page

Fardas das escolas bruxas

Todo mundo que me conhece, sabe o quanto eu amo Harry Potter. Por isso achei que nada seria mais justo do que começar a sessão geek falando disso (e provavelmente falarei mais de Harry Potter do que de qualquer outra coisa).

Hoje resolvi então falar sobre as fardas das escolas bruxas do universo de Harry Potter. De modo geral os filmes do Harry Potter costumam ser bem "trouxas" e não é diferente com as fardas.

Hogwarts

Vamos começar por Hogwarts: encontrei recentemente um artigo sobre o assunto, com o qual concordo plenamente, sobre o quão diferente são as fardas de Hogwarts dos livros e dos filmes. Sim, você que viu os filmes antes provavelmente ja imaginou todo mundo com aquela fardinha, mas se você prestar atenção na descrição feita pela J.K.Rowling verá que não é bem assim. A JK descreve a farda como:

1. "conjuntos de vestes comuns de trabalho (pretas)"

2. "Um chapéu pontudo simples (preto) para uso diário)"

3. "Um par de luvas protetoras (couro de dragão ou similar)"

4. "Uma capa de inverno (preta com fechos prateados)"

Vestes comuns de travalho, um chapéu pontudo (q ela diz posteriormente nos livros ter abas), uma capa de inverno e luvas protetoras. Nao ha nenhuma descrição de sainhas, calças, camisas, gravatas e sequer de cachecol como é representado nos filmes.

Na verdade, nos filmes eles se inspiraram das fardinhas trouxas, tão comuns na Inglaterra.

Parecem alunos da Corvinal e da Grifinoria né?

Mas JK foi bem alem da inspiração trouxa, criando um universo completamente magico. Podemos começar então pressupondo que a veste em si é a própria farda. O que se confirma com o episodio de Snape na penseira no 5° livro, ja que James (Tiago) Potter usando o feitiço Levicorpus, vira Snape de cabeça pra baixo mostrando sua cueca. Se as vestes de trabalho fossem abertas como nos filmes pq raios o Snape estaria sem calças? kkkkkkkkk. E existem várias outras referências que reforçam essa idéia como o fato de sempre ser descrito q as vestes são postas pela cabeça, o que não faz sentido se forem abertas. Como a comunidade de fãs de Harry Potter é absolutamente fantástica, alguém fez os desenhos das fardas segundo o livro:

Essa é a farda básica com o chapéu e segundo o artigo q eu li cada aluno enfeita como quer, por exemplo com as cores das casas. É meio que uma forma de mostrar o orgulho de pertencer a uma casa.

Na hora de sair eles têm uma capa para o frio e as luvas.

Além disso a JK ja disse com todas as letras que os bruxos geralmente não usam calças: - durante a copa de quadribol, um bruxo tem uma discussão por conta de estar usando uma camisola q ele afirma ter comprado numa loja trouxa, sem saber que é uma vestimenta feminina e para dormir e que são necessárias calças para um homem trouxa. (Suponho que no frio eles usem calçolas contra o frio por debaixo das vestes). Mas recentemente JK afirmou no Pottermore que muitos bruxos usam roupas trouxas, principalmente por achar elas mais práticas, a não ser em ocasiões especiais onde as vestes bruxas são de praxe. Então acho q depois da escola vai depender da profissão do bruxo.

Beauxbatons

Nos filmes, ja começa que so tem mulheres na escola de Beauxbatons. Como todos nós que lemos os livros sabemos as coisas são bem diferentes nos livros: "Um garoto de vestes azul-claras saltou da carruagem, curvado para a frente, mexeu por um momento em alguma coisa que havia no chão da carruagem e abriu uma escadinha de ouro". Ja de cara, vemos um garoto de Beauxbatons e eles usam vestes como em Hogwarts, mas elas são azul claras. Como a imagem das bruxas na França parece ser a mesma da Inglaterra podemos imaginar que as vestes não seriam tão diferentes visualmente. só o fato do tecido mudar ja seria mudança suficiente conferindo um aspecto mais leve as vestes e talvez mais sensual e sedutor o que costuma ser uma imagem dos franceses em muitos países. JK descreve que existe na escola uma fonte que embeleza as pessoas.

No livro a descrição continua: "Harry (...) reparou,então, que uns doze garotos e garotas - todos, pelo físico, no fim da adolescência - haviam descido da carruagem (...) Eles tremiam de frio, o que não surpreendia, pois suas vestes eram feitas de finíssima seda e nenhum deles usava capa. Alguns tinham enrolado echarpes e xales na cabeça". Dessa descrição podemos concluir que eles vêm de um lugar mais quente ja que usam seda para suas vestes. Então, a farda feita para os filmes não esta de todo errada, e definitivamente parece mais bruxesca que a de Hogwarts.

Segundo a JK no Pottermore, Beauxbatons fica nos Pirineus, portanto quase na fronteira com a Espanha. O único problema é q não faz tanto calor assim por lá e as temperaturas podem descer até uns 5°C no outono , mas vamos supor q o ano de 1994 tenha sido um ano quente e que as temperaturas não tenham descido a menos de 14°C que é a temperatura maxima pra essa época do ano, se bem q pode ser também q eles estivessem assim porque o castelo e a carruagem deles são super bem aquecidos. O fato é que as vestes são descritas como mais leves. Como sempre, fãs da saga criaram versões masculinas da farda dos filmes.

Na França não se usa mais farda desde o final dos anos 60, a não ser em algumas escolas particulares onde podemos ver de onde veio a inspiração pras jaquetas usadas no filme.

So que essa é uma escola de aeromoço(a)s, não é exatamente uma escola de primeiro e segundo grau.

Enfim, agora que já vimos fardas de duas escolas bruxas podemos perceber que os designers dos filmes tiveram que quebrar bastante a cuca pra dar uma personalidade completamente diferentes a cada farda. Praticamente um desfile de modas. Já os bruxos, se contentam com algo mais simples e tradicional.

Durmstrang

Mais uma vez a descrição da farda é bem simples: "Harry viu que aquela aparência maciça se devia às capas de peles de fios longos e despenteados que estavam usando (...) Agora que tinham despido as peles, os alunos de Durmstrang deixavam ver que usavam vestes de um intenso vermelho-sangue.

Seguindo o mesmo principio das vestes de bruxos elas seriam então assim:

Claro, existem tb os casacos de pele e podemos supor que o tecido das vestes deles é mais grosso, já que vindo de um país frio. Mas é só o que temos como informação. Procurei então imagens de bruxos dessa região (onde Durmstrang é suposta estar) e o que aparece é que eles usam roupas medievais bem simples e peles para se cobrir. então talvez as vestes deles pareçam algo assim

Até porque JK deixa claro que eles não estão acostumados com luxo: "Os alunos de Durmstrang estavam despindo os pesados casacos de peles e olhando para o teto escuro e estrelado com expressões de interesse; uns dois seguravam os pratos e taças de ouro e examinavam-nos, aparentemente impressionados."

O resultado nos filmes foi esse:

Sim, as vestes vermelho-sangue viraram esse pijama, quer dizer, essa farda militar marrom. Por isso muitos fãs consideram a roupa usada por Krum no baile como a verdadeira farda de Durmstrang.

Pelo menos essa roupa é vermelha.

Castelo Bruxo

Segundo a propria JK no Pottermore as vestes da escola são verde claro. Mais uma vez, trata-se de vestes:

Acontece que quem já esteve ou mora na América do sul sabe que não da pra sobreviver nesse calor usando vestes, a não ser que elas sejam muito fininhas (e olhe lá). Então resolvi pesquisar um pouco mais sobre fardas e magia na América do sul. A magia local já era bastante desenvolvida bem antes da chegada dos europeus, e podemos supor que parte desses bruxos já vivia na área da floresta Amazônica. Obviamente, não podemos desconsiderar a invasão européia, as milhares de etnias dizimadas e/ou escravizadas e a "importação" de negros como trabalho escravo e portanto trazendo os conhecimentos de magia africana. Podemos supor q índios, Incas e Aztecas bruxos sobreviveram com maior facilidade que seus pares trouxas e que um bom esconderijo pra eles tenha sido a floresta. Creio que o mesmo tenha acontecido com os negros, sendo bastante provável que existissem bruxos em todas as comunidades quilombolas. E que só posteriormente, bruxos de origem européia tenham se integrado a essas comunidades que viveram isoladas por um bom tempo. Portanto não acho q a cultura européia tenha se imposto tanto no mundo bruxo quanto se impôs no mundo trouxa e acho q a escola Castelo Bruxo pode ser um excelente exemplo disso. JK meio que confirma isso afirmando que Castelobruxo é tão antiga quanto Hogwarts, ou seja, foi criada antes do "descobrimento". Voltando a farda, isso quer dizer q é bastante provável haver influências de todas essas culturas nela. Como sempre, alguns fãs já se adiantaram e pensaram em fardas para a escola num estilo mais bruxesco:

Levando em conta que não existe sistema de casas nem no Brasil, nem em outros países latino-americanos. Se houver alguma divisão essa deveria ser por estilo de magia, já que muitas origens se misturam. Senão, concluo que uma grande mistura de estilos foi feita e estudantes de castelo bruxo aprendem ao mesmo tempo a usar varinhas e amuletos, a fazer macumba e a entender de astrologia azteca, a fazer poções e danças mágicas.

Tendo em vista as diversas heranças (em termos de vestimentas) desnudas, coloridas e/ou cheias de penas, é provável que pelo menos nas grandes ocasiões os alunos se vistam assim:

Com esse festival de estilos é impossível escolher um só pra ser a farda e acho q é assim que o estilo europeu se impôs. Com algo mais neutro e meio que usado por todos os trouxas também. Já depois da escola, deve ser um festival de cores e variedades​.

Ilvermorny

Por enquanto há pouca informação a respeito da farda da escola Americana, e é provável que a escola apareça futuramente na franquia Animais Fantásticos. Então atualizarei esse artigo sobre a escola caso isso aconteça. Por enquanto o que sabemos é que a farda é azul e cor de fruta de Oxicoco (Cranberry), é um vermelho escuro. Os alunos usam um Nó górdio para fechar as vestes. Pra variar a comunidade de Potterheads arrasa nas opções de farda:

Como a escola de Ilvermorny foi inspirada em Hogwarts sabemos que há também o sistema de casas na escola. Não é certo porém se isso é representado de alguma forma na farda, até porque JK afirmou no Pottermore que Ilvermorny é a escola menos elitista das principais escolas mundiais. O mais provável é que a competição entre as casas seja mais na área dos esportes (com torcidas organizadas) e talvez em feiras de "ciências", que no caso dos bruxos devem ser feiras de conhecimentos ocultos e mágicos. Vamos aguardar pra ter mais detalhes...

Mahoutokoro

A escola japonesa, é atualmente a unica escola asiática que conhecemos, mas tendo em vista a cultura milenar da China, seria estranho não haver uma escola por lá. A farda japonesa é bem original. Ela cresce junto com o estudante e muda de cor de acordo com os conhecimentos adquiridos, indo de rosa claro a dourado se o estudante for particularmente bem sucedido. Não sabemos quais são as graduações de cores. Além disso se um bruxo enveredar no que nós chamamos de magia negra que pra eles consiste em desrespeitar as regras bruxas japonesas (incluindo o estatuto internacional de sigilo em magia) a suas vestes se tornam brancas (o que pra gente soa meio irônico, já que chamamos isso de magia negra). "Esbranquear" é considerado uma desgraça e resulta em expulsão da escola e em ser julgado pelo Ministério da magia local.

Já pensou, ficar estampado pra todo mundo ver se você é bom aluno ou não?

Enfim, todo mundo sabe que as fardinhas japonesas costumam ser bem parecidas com as inglesas, mas seria legal imaginar que eles usam algo mais tradicional (vide as imagens). Embora, por conta dos livros, os fãs tenham tendência a imaginar casas pra todas as escolas, o sistema de casas provavelmente não existiria no Japão. seria mais uma forte identificação com outros alunos do mesmo ano ou do mesmo clube, já que existe esse costume de aderir a alguma atividade de um clube.

Uagadou

Não ha informação alguma sobre fardas em Uagadou. Simples assim. Eu pesquisei um pouco sobre fardas em paises africanos e depende bastante do país e do nível social da escola. Algumas escolas tem fardinhas, outras tem mais o que parece ser um tecido obrigatório com o qual são feitas roupas pras crianças irem a escola. Algumas pessoas se aventuraram a imaginar a farda de Uagadou, mas por enquanto JK deixou a cada um o prazer de imaginá-la, sem nos dar mais detalhes.

Assim como em Castelobruxo, nas grandes ocasiões é provável que seja um festival de cores e adereços:

Não sei se haveria sistema de casas por lá. Eu diria q se alguma organização prevalecesse seria uma organização em tribos, mas como existem inúmeras, não sei como isso funcionaria.

Koldovstoretz

Essa escola aparece no Wonder book: book of potions e é uma escola russa sobre a qual temos pouquíssimas informações. Existe uma única imagem de um aluno de la, que dá a entender que a farda, assim como a de Durmstrang é bem grossa devido ao frio que faz nesse país. A partir daí alguns fãs imaginaram fardas.

Pelo que pesquisei das escolas russas as competições por lá são mais individuais. Classificação de alunos, medalhas de mérito etc existem em todas as escolas, tem até prêmio em dinheiro para os melhores alunos. Pode existir também, como existe no Brasil em algumas escolas particulares, turmas de excelência, para onde vão todos os melhores alunos.

E ai? Que farda vocês mais gostaram? Quais usariam? O que mais surpreendeu vocês nas escolas bruxas?

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page